RSS

Cartilha do Projeto Travessura na Escola

Uma das finalidades desse projeto foi que os alunos do curso de Educação Física - UNEB envolvidos construíssem uma cartilha no final do projeto pra melhor exposição do trabalho que fizeram, e o resultado foi esse ai.



Para fazer o download da Cartilha click aqui:
http://www.easy-share.com/1907617483/TRAVESSURAS2.ppt

Sexta-feira, dia 04... Travessura na Escola!!!!!

Caros amigos internautas,
É com muito orgulho que convidamos a todos os interessados a prestigiarem o encerramento dessa edição do projeto TRAVESSURA NA ESCOLA, desenvolvido por estudantes do quarto semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus II - Alagoinhas. O projeto é um empreendimento da disciplina Oficina IV - Atletismo e conta com minha colaboração como professor e orientador.
Foram aproximadamente três meses entre aulas, planejamentos, oficinas, tanto na UNEB como, principalmente na Escola Municiapal Jardim Petrolar, nossa parceira há três anos. Agradecemos enormemente a todas as pessoas da comunidade escolar, desde a professora Tereza, diretora da escola, às professoras e auxiliares, até os pais que têm conosco uma relação de confiança que muito nos motiva a continuar. Queremos contudo, agradecer especialmente a cada criança da escola, do grupo 5 até o quinto ano, pela disposição e alegria com que sempre nos receberam nos dias de sexta-feira. Cada olhar brinlhante, mãos afáveis e abraços afetuosos que nos deram gratuita e gentilmente, certamente contribuiu com o processo de formação para essa profissão magica, desafiadora e dificil que é "SER PROFESSOR, SER PROFESSORA" . Não se trata de uma profissionalização qualquer, trata-se da edificação de um EDUCADOR, de uma EDUCADORA, comprometidos politicamente e capazes tecnicamente de continuar escrevendo a historia do homem, humanizando-o e se humanizando continuamente. Obrigado crianças! Vocês nos ensinaram mais do que imaginam.
E finalmente aos meus queridos e queridas alunas, dessa e de todas as outras turmas envolvidas no projeto. Vocês foram fantasticos e eu sou um professor feliz.
Até mais,


Que bom é ser criança e aprontar travessuras
Que bom é voltar a ser criança e reaproveitar as travesuras..
Melhor ainda é poder dividir travessuras!!
Atletismo na Escola Jardim Petrolar é assim..
As travessuras do atual IV semestre, junto com as crianças de diferentes idades!
Salto,arremesso,pulo e até salto triplo já aconteceu..
Quanta experiência ja vivida e dividida!
Mesmo com os contra-tempos, estamos firmes e fortes com um objetivo
'Fazer travessuras na escola' e com o atletismo!
Nosso registro de algumas aulas...



'Meus registros...'


Em uma das nossas travessuras, pedimos aos alunos que soltassem a imaginaçao e nos mostrassem como o atletismo estava sendo visualizado e compreendido pela galerinha. Para que vocês entendam melhor, nós realizamos uma brincadeira chamada 'o trenzinho' onde andavamos em fila(nós e os alunos), e no decorrer do caminho haviam alguns obstaculos que eles tinham que saltar.
Em outra atividade foi montado um circuito com o bambolê,onde eles tinha que agachar, pular,se equilibrar.. O resultado foi bacana!(Desenhos do aluno do infantil I- 4 anos)

Olhem só o que eles nos mostraram....

Travessuras na escola


O Estilo da Escola

Escola rima com sacola?
Ah... Não enrola,
Ela rima mesmo é com cola!

Mas a cola é desejável?
Não, esqueça, é impossível.
Principalmente, em dia de prova.

Escola rima com o quê?
Com bola?
Carambola?
Esmola?

Não rola...
Para ser bom de bola,
Para comer a carambola,
Tem de ser bom na escola.
Então, para quê pedir esmola?

Faça a sua parte, desenrola,
Hora de ir à escola.

Veridiana Rocha
11/05/07

Editorial

Caros Amigos Intrnautas,
O projeto TRAVESSURAS NA ESCOLA é resultado da parceira entre a Universidade do Estado da Bahia, Campus II - Alagoinhas, através do curso de Licenciatura em Educação Física, deselvolvido no componente curricular Oficina IV - Atletismo juntamente com a Escola Municipal Jardim Petrolar, responsável pela educação de crianças em idade escolar infantil até o quinto ano.
O projeto na verdade existe há dois anos, quando a primeira turma do curso de Educação Física , hoje no ultimo semestre de formação, foi pioneira na idéia de aprender em dialógo concreto com o campo de intervenção. A nossa querida escola do Jardim Petrolar. Em forma de Oficinas que tematizam o atletismo privilegiando na organização didática metodológica o aprender brincando, valorizando a infância e oportunizando a todas as crianças dessa escola possibilidades de convívio sócio educativo, baseado no dialogo e na amorosidade aos moldes palo Freirianos.
Esse veículo marca um passo a mais em nossa ambição de socializar experiências educacionais com a qualidade de um curso que propõe indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Aqui é hora de agradecer, agradecer aos estudantes do curso de Educação Física que já passaram pelo projeto - foram três turmas, aproximadamente 100 acadêmicos - , agradecer às crianças de nossas vivências, aproximadamente 350 crianças, agradecer à direção e professoras da escola em nome da professora Tereza - Diretora - , aos pais e responsáveis pelas crianças que já conhecem o projeto e o apoia, ao Centro Social Urbano - parceiro cedente do espaço físico, e à coordenação do curso de Educação Física da UNEB, na figura do professor Luiz Carlos Rocha pelo apoio incondicional à formação pública de qualidade.
Orgulhoso dos blogueiros do atual grupo gestor do projeto, quero desejar vida longa ao TRAVESSURAS NA ESCOLA.
Até mais.

Escola Municipal Jardim Petrolar 29/08/09

Travessuras na Escola








Travessuras na Escola é um projeto realizado pelos alunos do 4º semestre turma 2007.2 do curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, em parceria com a Escola Municipal Jardim Petrolar na cidade de Alagoinhas, com a colaboração do Professor Ubiratan Menezes. Lá o grupo aplica com as crianças de 5 a 12 anos os principais movimentos e ensinamentos do atletismo desenvolvendo as atividades com jogos, brincadeiras e os principais treinamentos para o melhor entendimento do esporte. O contato acontece semanalmente, geralmente às sextas-feiras. O principal objetivo desse blog é criar um meio de comunicação entre todos os participantes do projeto, pais, alunos, professores, e a comunidade em geral, sobre a introdução desse esporte na vida das crianças e como pode-se relacionar com o seu dia-a-dia.
Desde já agradeço a visita e sinta-se à-vontade.
Ricardo Figuerêdo